A LITERATURA INFANTIL E A LEITURA DO MUNDO NAS PONTAS DOS DEDOS

Dagmar Mello Silva, Ana Cristina Teixeira Prado

Resumo


Este artigo resultou de uma pesquisa de Mestrado que investigou modos de promover acessibilidade, às imagens da Literatura Infantil, para crianças com deficiência visual. Portanto, trataremos adiante das questões teóricas, levantadas na referida pesquisa, sobre a importância da literatura infantil na formação humana, apresentando conteúdos para que professores e professoras possam compreender como essa literatura deveria ser apresentada para que crianças cegas e com baixa visão possam ler com autonomia, através das pontas de seus dedos. Em síntese, trata-se de uma exposição teórica fundamentada em dados empíricos com o objetivo de conscientizar os professores e professoras sobre a importância de se produzir artesanalmente, a acessibilidade necessária e adequada à literatura, para ao público infantil com deficiência visual.


Palavras-chave


Literatura Infantil; Formação Humana; Acessibilidade; Crianças. Deficiência Visual

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DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v7i1.512

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