ESCOLA EM DEBATE: o papel da orientação, supervisão e gestão educacional

Eliane Zanata, Daniel Novaes

Resumo


O que dizem as pesquisas sobre o papel da orientadora pedagógica na escola? Quais as atribuições da supervisora escolar? O gestor é um administrador da escola? Qual o papel desses profissionais? Partindo desses questionamentos, este artigo tem por objetivo, problematizar as implicações da orientadora, supervisora e do gestor escolar. Para tanto, realizou-se uma busca pela bibliografia pertinente ao assunto por meio de palavras-chave. O que motiva a escrita desse artigo, é a busca pelo entendimento a respeito do papel desses profissionais no contexto escolar e como as demandas externas problematizam sua prática. As pesquisas analisadas dão indícios de que esses profissionais são incumbidos de realizar inúmeras tarefas, o que leva ao entendimento de serem considerados como o faz tudo, o resolve problemas, mas não são apenas isso, são brilhantes profissionais de suporte para o bom funcionamento do sistema escolar, fazendo a ponte entre o externo e o interno, os problemas e os caminhos para soluções.

Palavras-chave


Gestão escolar. Supervisão de ensino. Orientação educacional.

Texto completo:

PDF

Referências


BOLDARINE. Rosaria de Fátima. Supervisores de ensino da Rede Estadual de São Paulo: Entre Práticas e Representações. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências. Universidade Estadual Paulista, 2014. Disponível em: < https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/122096/000812518.pdf?sequence=1&isAllowed=y> Acesso em: 30/08/2018.

BONA, Aline Silva De; MARCON, Glaucia; SILVEIRA, Silvana Pires; MEDEIROS, Silvana. Formação Docente: um processo permanente e atual. Revista Thema. 2017. Volume 14. Nº 2. Pág. 14 a 24. Disponível em: Acesso em: 31/08/2018.

BRITO, Ana Paula Souza. A atuação do orientador pedagógico e o trabalho docente. Anais do XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - UNICAMP - Campinas – 2012. Livro 3, p.000918. Disponível em: < http://endipe.pro.br/ebooks-2012/1559b.pdf > Acesso em: 29/03/2021.

BURLET, Patrícia de. A importância do orientador pedagógico na formação do professor no ciclo de alfabetização. Anais do XIII EDUCERE, IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação – SIRSSE, VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO). Disponível em: Acesso em: 29/03/2021.

CIMA, Rodrigo Cardoso; FILHO, João Bernardes da Rocha; FERRARO, José Luís Schifino; LAHM, Regis Alexandre. Redução do interesse pela Física na transição do ensino fundamental para o ensino médio: A perspectiva da supervisão escolar sobre o desempenho dos professores. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. Vol. 16, Nº 2, 385-409. 2017. Disponível em: < http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen16/REEC_16_2_11_ex1088.pdf> Acesso em: 29/03/2021.

COSTIN, Claudia. [et al.]. A escola na pandemia: 9 visões sobre a crise do ensino durante o coronavirus /[livro eletrônico] -- 1. ed. – Porto Alegre: Ed. do Autor, 2020.

CUSINATO, Maria Nazareth Cardoso. O novo perfil do supervisor de ensino: um ideal a atingir. Dissertação de mestrado (Faculdade de Ciências e Letras) Universidade Estadual Paulista, Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Ciências e Letras. Campus de Araraquara – SP, 2007. Disponível em: < https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/90360/cusinato_mnc_me_arafcl.pdf;jsessionid=B4976DC2D7A417D81C02AD3FD0F746DA?sequence=1> Acesso em: 29/03/2021.

DUGNANI, Lilian Aparecida Cruz; SOUZA, Vera Lúcia Trevisan de. Os sentidos do trabalho para o orientador pedagógico: contribuições da Psicologia Escolar. Psic. da Ed., São Paulo, 33, 2º sem. de 2011. Disponível em: < http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752011000200003> Acesso em: 29/03/2021.

GERHARDT, Tatiana Engel; SOUZA, Aline Corrêa de. Aspectos teóricos e conceituais. In: GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (org.). Métodos de pesquisa / coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Disponível em: < http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf > Acesso em: 31/08/2018.

LIASSE, Ornila Domingos Verol Sande. Formação em administração e gestão escolar em situações de trabalho. Espaço do currículo, v.10, n.1, p. 132-136, janeiro a abril de 2017. Disponível em: Acesso em: 29/03/2021.

MACHADO, Cristiane; MARTINS, Angela Maria. Gestão escolar: desafios na mediação das relações de convivência. Revista on line de Política e Gestão Educacional, v.21, n.2, p. 350-362, maio-ago/2017. Disponível em: < https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9498> Acesso em: 29/03/2021.

NASCIMENTO, Olinda Paula de Barros do. As contribuições do orientador pedagógico na configuração de iniciativas de formação continuada de professores centradas na escola. Monografia de conclusão de curso (especialista em orientação pedagógica e educacional) Universidade Cândido Mendes. Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: Acesso em: 29/03/2021.

PARENTE, Juliano Mota. Gestão escolar no contexto gerencialista: o papel do diretor escolar. Roteiro, Joaçaba, v. 42, n. 2, p. 259-280, maio./ago. 2017. Disponível em: < http://editora.unoesc.edu.br/index.php/roteiro/article/view/12535 > Acesso em: 29/03/2021.

SFORNI, Marta Sueli de Faria; GALUCH, Maria Terezinha Bellanda. Gestão escolar e trabalho coletivo: contribuição da teoria da atividade. Revista educativa, Goiânia, v. 19, n. 2, p. 449-473, maio/ago. 2016. Disponível em: < http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5403 > Acesso em: 29/03/2021.

SILVA, Bárbara Luiza Guimarães de Oliveira da. O papel do Orientador educacional. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura de Pedagogia). Universidade de Brasília. Faculdade de Educação. Brasília. 2015. Disponível em: < http://bdm.unb.br/bitstream/10483/11817/1/2015_B%C3%A1rbaraLuizaGuimar%C3%A3esdeOliveiradaSilva.pdf> Acesso em: 29/03/2021.

SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. A pesquisa científica. In: GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (org.). Métodos de pesquisa / coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Disponível em: < http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf> Acesso em: 31/08/2018.

TEZANI, Thaís Cristina Rodrigues. A relação entre gestão escolar e educação inclusiva: o que dizem os documentos oficiais? Revista on line de Política e Gestão Educacional. N. 6. 2009. Disponível em: < https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9249 > Acesso em: 31/08/2018.




DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v7i1.511

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2022 Eliane Zanata, Daniel Novaes

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal