LEVANTAMENTO DOS DISPOSITIVOS DE DRENAGEM URBANA DO MUNICÍPIO DE RIACHO FRIO-PI

Tainá Damasceno Melo

Resumo


Para a expansão dos aglomerados urbanos, é necessária a retirada da cobertura vegetal para pavimentação de ruas, construções e edificações, ocasionando em sérios impactos ambientais, como a impermeabilização do solo que minimiza a infiltração e aumenta o escoamento superficial, e assim, a população fica sujeita a possíveis riscos de inundações. Neste contexto, é necessário um sistema de drenagem bem projetado, para evitar possíveis transtornos e melhorar as condições estruturais da cidade bem como melhoria de vida da população. Desta forma, este trabalho teve como objetivo fazer o levantamento dos dispositivos do sistema de drenagem urbana do município de Riacho frio-PI, analisando as condições estruturais, disposição, deficiência e eficiências dos mesmos e propor medidas de controle. Para execução deste trabalho foi feito um levantamento de campo, com visita no local, utilizando câmara fotográfica, GPS, material para anotações e posteriormente identificar os dispositivos do sistema de drenagem analisando os possíveis problemas com os mesmos. Após o levantamento de campo foi possível identificar que o município de Riacho Frio possui deficiência na quantidade e condições sanitárias dos dispositivos de drenagem, pois em toda a cidade apenas 2 ruas possuem bocas-de-lobo e galerias de águas pluviais. Constatou também, a presença de resíduos nas galerias e bocas-de-lobo podendo ocorrer o entupimento e comprometer o funcionamento das mesmas, bem como o lançamento de efluentes na rede de drenagem motivo explicado pela falta de tratamento de esgoto e conhecimento da população.


Texto completo:

PDF

Referências


INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICAS (IBGE). Sinopse do Censo demográfico 2010: municípios do Piauí. Disponível em: www.ibge.gov.br/home/estatística/população/censo2010/tabelas pdf/Piauí.pdf. Acesso em: 27 jul.2015.

PARANÁ. Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Manual de Drenagem urbana Região Metropolitana de Curitiba- PR, VERSÃO 1.0. Curitiba, 2002.

ROCHA, I. L; et al. Identificação das estruturas de macrodrenagem do município de Riacho Frio – PI. In: IX Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI). Anais... São Luís, 2014.

SANTOS, R. F. Vulnerabilidade Ambiental. Brasília: MMA, 2007.

SÃO PAULO (CIDADE). Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. Manual de drenagem e manejo de águas pluviais: gerenciamento do sistema de drenagem urbana. São Paulo: SMDU, 2012.

TUCCI, C. E. M. Gestão de Águas Pluviais Urbanas. Brasília: Ministério das Cidades/Global Water Partnership/Wolrd Bank/Unesco, 2005.




DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v1i2.50

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Cadernos Cajuína

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal