CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS E EDUCACIONAIS DO ESTUDANTE INGRESSANTE AO IFRS EM 2019

Deloíze Lorenzet, Aléxia Islabão dos Santos, Nayara Pansera Balbinot, Neudy Alexandro Demichei

Resumo


Este artigo tem por objetivo dialogar acerca da constituição da pesquisa que identificou as características socioeconômicas e educacionais dos discentes ingressantes em 2019 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Como instituição pública seu processo seletivo contempla a reserva de vagas, porém além do ingresso há a preocupação em compreender os diferenciais que marcam a permanência e êxito, e por isso foi construído um diagnóstico refinado, a fim de analisar tais credenciais. Neste sentido, a metodologia é exploratório-descritiva, utilizando cem questões como técnica de coleta de dados. Os resultados permitem a constatação de dados genéricos institucionais, como também variáveis mais específicas com categorizações, e ainda a possibilidade de realizar comparativos, como: por campus, por modalidade, por turno, por curso. A partir destas respostas que demonstram uma realidade plural, há a possibilidade de planejar algumas medidas estratégicas para qualificar os processos de ensino-aprendizagem.


Palavras-chave


Estudantes. Permanência e êxito. Democratização. Assistência Estudantil.

Texto completo:

PDF

Referências


ARDIÑO, Daniela Ornellas; BARDAGI, Marúcia Patta. Relação entre fatores acadêmicos e a Saúde Mental de estudantes universitários. Psicologia em Pesquisa. Juiz de Fora. set./dez., 2018. Disponível em: . Acesso em 16 set. 2020.

BRASIL. Constituição Federativa da República do Brasil. Brasília, 1988.

BRASIL. Manual para Cálculos dos Indicadores de Gestão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Brasília, 2016. Disponível em: . Acesso em: 19 ago. 2020.

BRASIL. Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis. Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação das Instituições Federais de Ensino Superior: Relatório Final da Pesquisa. Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis. Brasília: FONAPRACE, 2004.

CANDAU, Vera Maria Ferrão, ANHORN, Carmen Teresa Gabriel. A questão didática e a perspectiva multicultural: uma articulação necessária. 2000. Disponível em: < https://anped.org.br/sites/default/files/7_a_questao_didatica_e_a_perspectiva_multicultural.pdf > Acesso em: 23 set. 2020.

DOURADO, Luiz Fernandes; OLIVEIRA, João Ferreira de. A Qualidade da Educação: perspectivas e desafios. Cadernos Cedes. Campinas, vol. 29, n. 78, p. 201-215, mai./ago., 2009. Disponível em: Acesso em: 14 set. 2020.

FAILLA, Zoara. Retratos da Leitura no Brasil. Rio de Janeiro: Sextante, 2016.

GOMES, Nilma Lino. Desigualdades e diversidade na educação. Educação & Sociedade. Campinas, vol.33, n.120, p.687-693, 2012. Disponível em: . Acesso em: 29 set. 2020.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. 2017. Disponível em: . Acesso em: 08 ago. 2020.

IFRS. Diagnóstico Discente do IFRS. Bento Gonçalves, RS, Brasil, 2020. Disponível em: . Acesso em: 14 jul. 2020.

LAHIRE, Bernhard. Sucesso Escolar nos Meios Populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática, 2008.

MAGALHÃES, Rosélia Pinheiro de. Desigualdade, pobreza e educação superior no Brasil. In: FONAPRACE -Revista Comemorativa 25 anos: histórias, memórias e múltiplos olhares. PROEX: UFU -MG, 2012, p.88-97.

PEREIRA, Lilian Tedy; ALMEIDA, Mário de Souza. A definição do perfil de vulnerabilidade para acesso à política de permanência no ensino superior. Revista GUAL, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 132-154, jan. 2015.




DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v6i3.498

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 Deloíze Lorenzet, Aléxia Islabão dos Santos, Nayara Pansera Balbinot, Neudy Alexandro Demichei

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal