COVID-19 E A CONTRIBUIÇÃO DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PARA A PERMANÊNCIA ACADÊMICA

Talita Prada, Paula Medeiros Costa, Milena Bertollo-Nardi

Resumo


Este artigo tem por objetivo dialogar acerca da constituição da pesquisa que identificou as características socioeconômicas e educacionais dos discentes ingressantes em 2019 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Como instituição pública seu processo seletivo contempla a reserva de vagas, porém além do ingresso há a preocupação em compreender os diferenciais que marcam a permanência e êxito, e por isso foi construído um diagnóstico refinado, a fim de analisar tais credenciais. Neste sentido, a metodologia é exploratório-descritiva, utilizando cem questões como técnica de coleta de dados. Os resultados permitem a constatação de dados genéricos institucionais, como também variáveis mais específicas com categorizações, e ainda a possibilidade de realizar comparativos, como: por campus, por modalidade, por turno, por curso. A partir destas respostas que demonstram uma realidade plural, há a possibilidade de planejar algumas medidas estratégicas para qualificar os processos de ensino-aprendizagem.


Palavras-chave


Estudantes. Permanência e êxito. Democratização. Assistência Estudantil.

Texto completo:

PDF

Referências


ARDIÑO, Daniela Ornellas; BARDAGI, Marúcia Patta. Relação entre fatores acadêmicos e a Saúde Mental de estudantes universitários. Psicologia em Pesquisa. Juiz de Fora. set./dez., 2018. Disponível em: . Acesso em 16 set. 2020.

BRASIL. Constituição Federativa da República do Brasil. Brasília, 1988.

BRASIL. Manual para Cálculos dos Indicadores de Gestão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Brasília, 2016. Disponível em: . Acesso em: 19 ago. 2020.

BRASIL. Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis. Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação das Instituições Federais de Ensino Superior: Relatório Final da Pesquisa. Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis. Brasília: FONAPRACE, 2004.

CANDAU, Vera Maria Ferrão, ANHORN, Carmen Teresa Gabriel. A questão didática e a perspectiva multicultural: uma articulação necessária. 2000. Disponível em: < https://anped.org.br/sites/default/files/7_a_questao_didatica_e_a_perspectiva_multicultural.pdf > Acesso em: 23 set. 2020.

DOURADO, Luiz Fernandes; OLIVEIRA, João Ferreira de. A Qualidade da Educação: perspectivas e desafios. Cadernos Cedes. Campinas, vol. 29, n. 78, p. 201-215, mai./ago., 2009. Disponível em: Acesso em: 14 set. 2020.

FAILLA, Zoara. Retratos da Leitura no Brasil. Rio de Janeiro: Sextante, 2016.

GOMES, Nilma Lino. Desigualdades e diversidade na educação. Educação & Sociedade. Campinas, vol.33, n.120, p.687-693, 2012. Disponível em: . Acesso em: 29 set. 2020.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. 2017. Disponível em: . Acesso em: 08 ago. 2020.

IFRS. Diagnóstico Discente do IFRS. Bento Gonçalves, RS, Brasil, 2020. Disponível em: . Acesso em: 14 jul. 2020.

LAHIRE, Bernhard. Sucesso Escolar nos Meios Populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática, 2008.

MAGALHÃES, Rosélia Pinheiro de. Desigualdade, pobreza e educação superior no Brasil. In: FONAPRACE -Revista Comemorativa 25 anos: histórias, memórias e múltiplos olhares. PROEX: UFU -MG, 2012, p.88-97.

PEREIRA, Lilian Tedy; ALMEIDA, Mário de Souza. A definição do perfil de vulnerabilidade para acesso à política de permanência no ensino superior. Revista GUAL, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 132-154, jan. 2015.




DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v6i3.497

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 Talita Prada, Paula Medeiros Costa, Milena Bertollo-Nardi

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal