A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO IFPR: A CONSTRUÇÃO DE UM OBJETO DE ESTUDO

Maria Sara de Lima Dias, Evelyn Raquel Carvalho

Resumo


Apresenta-se o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e sua interface com o Instituto Federal do Paraná (IFPR). Optou-se por uma metodologia de pesquisa exploratória em base de dados, estes cotejados com autores pertinentes e análise qualitativa. Observou-se que o PNAES atende aos seus objetivos ao possibilitar a permanência na instituição para quantidade expressiva de estudantes, que, de outra forma, não teriam condições de prosseguir sua formação. Como desafios, apontam-se: as equipes interdisciplinares nos campi não são completas; a burocracia dificulta a compreensão de editais; as inscrições, virtualizadas, demandam conhecimento e equipamentos tecnológicos, ambos insuficientes; a execução do programa nos campi é centralizada e divulgada no formato de bolsas e auxílios econômicos, em detrimento de outras possibilidades de atendimento, como inclusão digital e apoio pedagógico. Ainda, cortes de orçamento impactam sua execução e colocam em risco o apoio à saúde, o auxílio transporte, a alimentação e inscrição em eventos científicos.


Palavras-chave


Programa Nacional de Assistência Estudantil. Instituto Federal do Paraná. Permanência discente.

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DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v6i3.490

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