ENSINO DE GRAMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE AS ABORDAGENS METODOLÓGICAS EM SALA DE AULA

Francisco Renato Lima, Damarys Alves da Silva Barbosa

Resumo


O presente estudo discute sobre o ensino de gramática na Educação Básica e como ele pode ser desenvolvido diante das diferentes concepções teórico-metodológicas que sustentam as práticas de ensino da língua materna na escola. Aponta-se, diante desse cenário, para a possibilidade de ensinar gramática de forma reflexiva para o aluno, afastando-se da abordagem de ensino tradicional, de base estruturalista, que historicamente se assentou sobre os bancos escolares. Objetiva-se, com isso, neste estudo, realizar uma reflexão sobre o ensino da língua e de que maneira se deve passar o conceito de gramática para o aluno, sem menosprezar os outros tipos de linguagem que se distanciam da norma padrão, ou seja, ensinar a gramática de forma que o sujeito respeite e saiba se expressar diante das variações linguísticas face às diversas situações de uso da língua, desde as variedades cultas, consideradas padrão às variedades menos prestigiadas, consideradas informais. Metodologicamente, partiu-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, amparados pelos estudos de Antunes (2007), Bagno (2013), Geraldi (2012), Martelotta (2013), Neves (2002), Perini (2010), Travaglia (2009), entre outros. Essa compreensão sobre o processo de ensino de gramática se divide em duas partes, na primeira, busca-se compreender as diferentes abordagens metodológicas de ensino, como a tradicional, a cognitiva, dentre outras. Já na segunda, são analisadas as concepções de gramática, desde a normativa a cognitiva funcional. Por fim, são apresentados posicionamentos acerca da necessidade de adoção de uma metodologia de abordagem do ensino de gramática na Educação Básica, que mais se adequa a atual conjuntura social, apresentando as contribuições dessa perspectiva metodológica para o ensino de gramática.


Palavras-chave


Ensino de Língua Portuguesa. Gramatica. Educação Básica. Metodologia de ensino.

Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola, 2007.

BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz? 55. ed. São Paulo: Loyola, 2013.

BECHARA, Evanildo. A moderna gramática do português. 37. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006.

CAMPOS, Casemiro de Medeiros. Saberes docentes e autonomia dos professores. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2016.

COSTA, Mila Batista Leite Corrêa da. As relações de trabalho, a máquina e o fato. Rev. Trib. Reg. Trab. 3ª Reg., Belo Horizonte, v. 51, n. 81, p. 91-105, jan./jun., 2010.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3. ed. São Paulo: Centauro, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GERALDI, João Wanderley. Concepções de linguagem e ensino de Português. In: GERALDI, João Wanderley (Org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Anglo, 2012. p. 39-46.

LIMA, Francisco Renato. Uma reunião teórica entre língua, linguagem e linguística: entrelaçando olhares para a formação do professor e o ensino de Língua Portuguesa. Miguilim - Revista Eletrônica do Netlli, Crato, v. 6, n. 3, p. 91-112, set.-dez., 2017.

LIMA, Francisco Renato; BORGES, Vanessa Raquel Soares. Ensino da língua materna e letramento social: entrecruzando olhares a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais. In: LIMA, Francisco Renato; SILVA, Marcos Helam Alves da (Orgs.). Ensino de língua em contextos aplicados: perspectivas funcionais. Teresina: EDUFPI, 2018. p. 79-107.

MARTELOTTA, Mario Eduardo. Conceitos de gramática. In: MARTELOTTA, Mario Eduardo. Manual de Linguística. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2013. p. 43-70.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo. EPU, 2016.

NEVES, Maria Helena de Moura. A gramática: conhecimento e ensino. In: AZEREDO, José Carlos de. (Org.). Língua Portuguesa em debate: conhecimento e ensino. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 52-73.

NEVES, Maria Helena de Moura. A gramática: história, teoria e análise, ensino. São Paulo: UNESP, 2002.

PERINI, Mário Alberto. Gramática do português brasileiro. São Paulo: Parábola, 2010.

SAVIANI, Demerval. Escola e democracia. Edição comemorativa da 40ª ed. Campinas: Autores Associados, 2008. [1983].

SAUSSURE, Ferdinand. Curso de Linguística Geral. Trad. Antônio Chelini, José Paulo Paes, Izidoro Blikstein. 28. ed. São Paulo: Cultrix, 2012. [1916].

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1° e 2° graus. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.




DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v6i3.488

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 Francisco Renato Lima, Damarys Alves da Silva

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal