ESCOLHA E PERMANÊNCIA NO CURSO SUPERIOR: VOZES DE ESTUDANTES DO PROGRAMA VESTIBULAR SOCIAL DA PUC - GOIÁS

Gilza Carla Temoteo Melo, Cláudia Valente Cavalcante, Marcelo Almeida de Camargo Pereira

Resumo


este artigo, resultado de uma pesquisa de mestrado em Educação, tem como objetivo discutir a escolha do curso superior por estudantes beneficiários do Programa Vestibular Social da Pontifícia Universidade Católica de Goiás na Universidade. O Programa foi implementado em 2010 tendo entre os seus objetivos possibilitar a inserção de estudantes de camadas populares na Educação Superior. A pesquisa aponta que os jovens bolsistas do Vestibular Social demonstraram incertezas na escolha do curso. Quanto à permanência, as principais dificuldades apresentadas foi a financeira, de aprendizagem e conciliar trabalho e estudo. Também encontramos que maioria dos estudantes beneficiários do Programa Vestibular Social são oriundos da Educação Básica pública e muitos pertencem a primeira geração familiar a cursar o nível superior.


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DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v6i2.482

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ISSN: 2448-0916.

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