FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS DOCENTES: POLÍTICAS E PRÁTICAS

Júlia Cecília de Oliveira Alves Ribeiro, Claudio Pinto Nunes

Resumo


Este artigo analisa a formação inicial e continuada de professores nas últimas décadas, buscando evidenciar os avanços e desafios nas políticas públicas e na prática. Para tanto, lança mão de uma pesquisa quanti-qualitativa, através de questionários e conversas interativo-provocativas, com professores da educação básica de um município do interior da Bahia. O estudo revelou que a partir dos anos 2000 houve um aumento progressivo na quantidade de professores com formação inicial em nível superior, com formação em nível de especialização, sendo ainda pequeno o número de professores com Mestrado e Doutorado e poucos são os cursos de formação continuada ofertados a estes professores. Evidenciou ainda que tanto a formação inicial quanto a formação continuada tem sido assumida pelos docentes como responsabilidade própria, devido ao pequeno alcance das políticas públicas de formação no município e a falta de compromisso da gestão municipal com este elemento da valorização docente.

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DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v6i2.481

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ISSN: 2448-0916.

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