NOTAS SOBRE O CONCEITO DE VERDADE EM NIETZSCHE E RORTY: ATRAVESSAMENTOS

Glaucer Ferreira Silva

Resumo


O estudo em questão tem por intuito buscar, em um primeiro momento, explicitar o modo pelo qual a crítica do filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900) se insere na história da filosofia, com ênfase em sua crítica sobre a ideia de Verdade. Como aporte teórico, nos deteremos sobre os textos: Sobre verdade e mentira no sentido extramoral (1873); Além do bem e do mal (1886) e A genealogia da moral (1887). Já em um segundo momento, apontaremos para o filósofo neopragmatista norte-americano Richard Rorty (1931-2007) e sua postura quanto à mesma questão, apresentando suas particularidades e seus conceitos mais fundamentais acerca dessa problemática. Utilizaremos para tal fim os textos rortyanos: Filosofia Como Política Cultural (2009) e Ensaios sobre Heidegger e outros (1999), entre outros. O fio que buscaremos demostrar entre esses dois filósofos passa pela postura crítica que estes apresentam quanto ao modo como se posicionam ante a ideia de Verdade. A iconoclastia nietzschiana e a busca por uma postura edificante e redescritivista rortyana tem como ponto fulcral, a nosso ver, a negação de uma postura estática relativa à forma de se fazer filosofia aos moldes essencialistas e representacionistas. Não estamos, contudo, dizendo que Rorty seja um continuador das ideias propostas por Nietzsche, mas que podemos encontrar pontos de covergências quanto a suas propostas. No terceiro tópico argumentamos que a filosofia nietzschiana apresenta momentos de aproximação quanto à perspectiva pragmatista, bem como distanciamentos.


Palavras-chave


Nietzsche. Rorty. Verdade. Crítica. Filosofia.

Texto completo:

PDF

Referências


Nietzsche, Friedrich Wihelm, 1844-1900. Além do bem e do mal: prelúdio de uma filosofia do futuro. Friedrich; tradução de Mário Ferreira dos Santos. 4. ed.-Petrópolis, RJ: Vozes 2014. - (coleção textos Filosóficos).

___________. Genealogia da moral: uma polêmica. Friedrich Nietzsche; tradução, notas e posfácio Paulo César de Souza. - São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

___________. Verdade e mentira no sentido extramoral. In: Comum. Rio de Janeiro. Trad. Noéli Correia de Melo Sobrinho. v.6, n-17, p.05-23, 2001.

Rorty, Richard. A Filosofia e o espelho da natureza. Tradução Antônio Trânsito; revisão técnica César Ribeiro de Almeida. - Rio de Janeiro: Relume - Dumará, 1994.

___________. Contingência, ironia e solidariedade. Tradução de Vera Ribeiro. São Paulo: Martins, 2007.

___________ Filosofia como política cultural. Tradução de João Carlos Pijnappel. – São Paulo: Martins Fontes, 2009. – (Coleção Dialética).

___________“Pragmatismo”. in: Dicionário do pensamento contemporâneo. Direção de Manuel Maria Carrilho, Lisboa: D. Quixote, 1991.




DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v6i1.450

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 Glaucer Ferreira Silva

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal