A Metáfora na Língua Brasileira de Sinais: Um Estudo Bibliográfico

Darlice Silva Monte

Resumo


Resumo

Muitas especulações circundam a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e muitas relacionam-se às suas características linguísticas, dentre elas está o questionamento relativo à concretização da metáfora em uma língua não oralizada. Fato que abrange várias indagações com ramificações em áreas diversas incluindo a linguística e a interligação da educação com a cultura. O presente trabalho traz exemplos acompanhados de opiniões de autores renomados que comprovam a presença de metáforas na língua Brasileira de Sinais, mostra a importância do contexto para a compreensão da mesmas e coloca a metáfora junto à pragmática de modo que o sentido destinado à metáfora utilizada em determinado contexto pode ter o sentido comprometido se os envolvidos não compartilham da mesma ou de um mesmo meio cultural. Sobressalta ainda, o fato de a metáfora ser vista como figura de linguagem e destaca-se das demais por acreditar-se que a mesma dá subsídios ou origem às outras figuras. Um trabalho bibliográfico que chama atenção para um artifício linguístico muito utilizado, mesmo por pessoas não conhecedoras de sua existência, e muito antigo que em alguns momentos confunde-se com a própria linguagem e consubstancia –se como se fossem um só ato linguístico.


Texto completo:

PDF

Referências


Referências

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Brasileira. 37. ed. Rio de Janeiro: Lucerna. 2004.

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português Linguagens: Literatura, produção de texto, gramática. 5. ed. São Paulo: Atual, 2005.

FARACO, Carlos Emílio; MOURA, Francisco Marto de. Linguagem Nova. 16. ed. São Paulo: Ática. 2007.

FARIA, Sandra Patrícia de. A Metáfora na LSB e a Construção dos Sentidos no Desenvolvimento da Competência Comunicativa de Alunos Surdos. Brasília, 2003. Dissertação (Mestrado em Letras – área de concentração em estudos Linguísticos) – Departamento de Linguística, Línguas Clássicas e Vernáculas.

Instituto Antônio Houaiss (org.) Minidicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004. 2ª Ed.

PEREIRA, Priscila Frehse. Psicanálise e Surdez: Metáforas Conceituais da Subjetividade em Libras. Curitiba, 2007. Dissertação (Mestrado em Letras – área de concentração em estudos linguísticos) – Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná.

PETTER, Margarida. Linguagem, Língua, Linguística. In: FIORIN,José Luiz (org.). Introdução à Linguística: objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2002.

QUADROS, Ronice Muller de; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

RICOEUR, Paul. A metáfora viva. São Paulo: Loyola, 2000.

SARDINHA, Tony Beber. Metáfora. São Paulo: Parábola, 2007.

SARGENTIM, Hermínio. Redação no ensino médio. São Paulo: Afiliada, 2007.




DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v1i1.4

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Cadernos Cajuína

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal