CONCEPÇÃO DE DISCENTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO SOBRE NATUREZA DA CIÊNCIA
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ADÚRIZ-BRAVO, A. Una introducción a la naturaleza de la ciencia. La epistemilogía en la enseñanza de las ciencias naturales. [S.l: s.n.], 2005.
ANTUNES, F., SALVI, R. F. "A CIÊNCIA E SEUS VALORES: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO THE SCIENCE AND ITS VALUES: AN INQUIRY ABOUT STUDENTS’CONCEPTIONS IN HIGH SCHOOL", [S.d.]. .
ARANHA, M. L. de A., MARTINS, M. H. P. "Filosofando: introdução à filosofia", 2009. .
BARDLN, L. "Análise de conteúdo", Lisboa: edições, v. 70, p. 225, 1977. .
BARRETO, S. de J. "Psicomotricidade, educação e reeducação", Blumenau: Acadêmica, 2000. .
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental – Ciências Naturais. . [S.l.], MEC/SEF Brasília. , 1998
CHALMERS, A. F., FIKER, R. O que é ciência afinal? [S.l.], Brasiliense São Paulo, 1993.
DA CRUZ SILVA, B. V. "A natureza da ciência pelos alunos do ensino médio: um estudo exploratório", Latin-American Journal of Physics Education, v. 4, n. 3, p. 24, 2010. .
DE SOUZA MINAYO, M. C., DESLANDES, S. F., GOMES, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. [S.l.], Editora Vozes Limitada, 2011.
DURBANO, J. P. D. M. Investigação de concepções de alunos de ciências biológicas do IB/USP acerca da Natureza da Ciência. . [S.l.], Universidade de São Paulo. , 2012
EL-HANI, C. N., ROCHA, P. L. B. da, TAVARES, E. J. M. "Concepções epistemológicas de estudantes de biologia e sua transformação por uma proposta explícita de ensino sobre história e filosofia das ciências", Investigações em Ensino de Ciências, v. 9, n. 3, p. 265–313, 2004. .
FACHIN, O. Fundamentos de metodologia. [S.l.], Saraiva Educação SA, 2001.
GERHARDT, T. E., SILVEIRA, D. T. "Métodos de pesquisa. coordenado pela Universidade Aberta do Brasil–UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica–Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS", Porto alegre: Editora da UFRGS, v. 2, n. 0, p. 0, 2009. .
GIL, A. C. "Como Elaborar Projetos de Pesquisa", Atlas, v. 5, n. 61, p. 137–142, 2002. .
JANERINE, A. D. S., LEAL, M. C. "Visões sobre Ciência, Cientista e Método Científico entre os Licenciandos em Química da Universidade Federal de Lavras", VIII Enpec - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 13, 2011. .
KUHN, T. S. "A estrutura das revoluções científicas. 5a", Tradução: Beatriz, 1997. .
LEDERMAN, N. G., "Nature of science: Past, present, and future". Handbook of research on science education, [S.l.], Routledge, 2013. p. 845–894.
MATTHEWS, M. S. "História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação", Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 12, n. 3, p. 164–214, 1995. .
MEDEIROS, A., HISTÓRICOS, C. "Teachers of physics understanding of the nature of science with particular reference to the development of ideas of force and motion", Unpublished PhD Thesis. University of Leeds, UK, 1992. .
MOURA, B. A. "O que é natureza da Ciência e qual sua relação com a História e Filosofia da Ciência", Revista Brasileira de História da ciência, v. 7, n. 1, p. 32–46, 2014. .
PEREIRA, H. M. R., SANTOS-GOUW, A. M., BIZZO, N. "O Interesse dos jovens brasileiros pelas ciências: Algumas considerações sobre a aplicação do projeto internacional ROSE no Brasil", Anais do IV Encontro nacional de pesquisa em educação em ciências, 2009. .
PÉREZ, D. G., MONTORO, I. F., ALÍS, J. C., et al. "Para uma imagem não deformada do trabalho científico", Ciência & Educação (Bauru), v. 7, n. 2, p. 125–153, 2001. .
PIMENTEL, L. B. "O projeto de ciência moderna e os caminhos epistemológicos da economia", 2013. .
PORRA, A. C., SALES, N. L. L., SILVA, C. C. "Concepções de natureza da ciência: adaptação de um instrumento para aplicação em alunos de licenciatura de universidades públicas brasileiras", ENCONTRO DE PES UISA EM EDUCAçãO EM CIêNCIAS, v. 8, 2011. .
PRAIA, J., CACHAPUZ, A., GIL-PÉREZ, D. "A hipótese e a experiência científica em educação em ciência: contributos para uma reorientação epistemológica", Ciência & Educação (Bauru), v. 8, n. 2, p. 253–262, 2002. .
RICHARDSON, R. J., PERES, J. A. Pesquisa social: métodos e técnicas. [S.l.], Atlas, 1985.
ROCHA, A. S. da. "Cientificidade e consenso: esboço de uma epistemologia a partir da teoria consensual da verdade de Jürgen Habermas", Epistemologia: a cientificidade em questão. Campinas: Papirus, p. 177–212, 1990. .
ROMANELLI, L. I. "O papel mediador do professor no processo de ensino-aprendizagem do conceito átomo", Química Nova na Escola, v. 3, p. 27–31, 1996. .
RUDGE, D. W., HOWE, E. M. "A study on using the history of industrial melanism to teach the nature of science". 6, 2009. Anais [...] [S.l: s.n.], 2009. p. 2012.
SANTOS, A. F., OLIOSI, E. C. "A importância do ensino de ciências da natureza integrado à história da ciência e à filosofia da ciência: uma abordagem contextual", Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade, v. 22, n. 39, 2013. .
DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v5i3.371
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Guilherme Santana Lustosa, Daniel Silas Veras, Núbia de Sousa da Conceição, Ellen Sarah Veras Sousa Paiva
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
ISSN: 2448-0916.
______________________________________________