DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: EPISTEMOLOGIAS E FILOSOFIAS

Eduardo Barbosa Vergolino

Resumo


Os desafios da educação escolar indígena são apresentados por muitos estudiosos, pesquisadores e indígenas como uma das inúmeras fontes de desigualdade social decorrente de um processo histórico e político-social que vem multiplicando uma série de barreiras nas quais a educação escolar indígena acaba por enfrentar. A educação escolar indígena além dos inúmeros desafios de adaptação, criação e fomento interno defrontam-se em seus inúmeros espaços físicos e tecidos sociais com uma série de provocações quanto as utilizações de suas Epistemologias e Filosofias próprias. O presente trabalho tem como principal linha de análise e discussão uma abordagem crítica aos conceitos de Epistemologia e Filosofia que para com os Povos Indígenas de modo geral, lhes são muitas vezes tolhidas a possibilidade de utilização de tais percepções do conhecimento. Mais ainda, quais os desafios de uma educação escolar indígena que deve dialogar com epistemologias e filosofias distintas dentro de um mesmo espaço escolar?


Palavras-chave


Descolonização; Conhecimento indígena; Pedagogia.

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DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v4i3.317

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