LETRAMENTO JURÍDICO, LEGISLAÇÃO, DIREITO E EDUCAÇÃO

Dante Batista Silva

Resumo


O artigo tem como objeto de análise a reflexão e o letramento jurídico na educação superior a partir da leitura  do  A Nova Carta de ABC, de  Olavo Bilac (2015).  O objetivo é analisar, nesse conto, como se  configura  uma investigação histórica. Narra-se nele a história de um menino de seis anos que se alfabetizou tendo como material de instrução para seu letramento as frases que viu e decorou assistindo filmes, o que lhe possibilitou ir aprendendo palavras  referentes a um período importante da cultura europeia: a Belle Époque. A pesquisa se justifica pela necessidade de se discutir sobre o aprendizado que as pessoas vão adquirindo, o qual não tem 'fórmula pronta'  e  tampouco é linear. Por isso, centramo-nos no que esse menino viu nas tirinhas dos filmes de cinema nos anos de 1908 a 1911, e também na memória pessoal do autor deste trabalho ao estudar a língua e a cultura japonesas, numa aproximação e convergência de olhares com o letramento jurídico, o direito e a educação. 

Palavras-chave


direito, educação, letramento, Olavo Bilac, sensibilidades

Texto completo:

PDF

Referências


BILAC, Olavo. Tempos de escola: contos, crônicas e memórias. São Paulo: Boa Companhia, 2015.

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, n. 2, p. 177-229, 1990.

LE BRETON, David. Antropologia dos sentidos. Tradução de Francisco Morás. Petrópolis: Vozes, 2016.

TABORDA DE OLIVEIRA, Marcus Aurélio; OSCAR, Luísa Belotti. Referenciais teórico-metodológicos nas pesquisas em história da educação: para uma história das relações entre sensibilidades, tempo livre e formação. Revista Esboços, Florianópolis, v. 21, n. 31, p. 171-193, ago. 2014.

VIÑAO FRAGO, Antônio; ESCOLANO, Agustín. Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. Tradução Alfredo Veiga-Neto. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001, 152 p.




DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v4i3.307

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2019 Dante Batista Silva

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal