PROJETOS DE LETRAMENTO NA ESCOLA: DE SUA RELEVÂNCIA COMO PONTO DE PARTIDA E DE CHEGADA DA LEITURA E DA ESCRITA NO MUNDO DIGITAL E NO MUNDO DO TRABALHO

Antonio Artur Silva Cantuário

Resumo


A escola parece não ter acompanhado as mudanças sociais no modo de interagir das pessoas. No campo do trabalho é comum que indivíduos percam oportunidades de emprego por não saberem redigir um currículo e/ou como usar as redes digitais para se conectar com empresas ou buscar oportunidades nesse sentido, pois possuem fragilidades no uso da leitura e da escrita no mundo do trabalho e no mundo digital. Diante dessa problemática, este estudo apresenta uma discussão sobre a relevância de aplicação de projetos de letramento em sala de aula de Língua Portuguesa, com foco nas práticas de leitura e escrita da esfera profissional em interface com o ambiente digital. A proposta ancora-se teoricamente nas concepções de Kleiman (2007), Soares (2009), Tfouni (1994) e Rojo (2012) sobre as concepções de alfabetização e letramento; Coscarelli (2011), Goulart (2011), Lévy (1999) e Xavier (2010), sobre as práticas de letramento digital e ensino; e Bakhtin (2011), subsidiando as discussões sobre os gêneros do discurso. Ainda metodologicamente, o trabalho possui viés qualitativo e descritivo, seguindo uma perspectiva interpretativa. As reflexões encaminham então, para uma aplicação da proposta, a fim de que alcance resultados, que comprovem a relevância dos projetos de letramento, pelo seu caráter social e, ao mesmo tempo, didático, uma vez que associa eventos e práticas de letramento em situações autênticas de uso da leitura e da escrita. Além disso, por focar em situações reais de uso dos textos com alunos da EJA, constitui um avanço na aprendizagem de novos gêneros, promovendo a criticidade e a consciência sobre como ler, escrever, interagir e mobilizar práticas sociais através da língua(gem) no mundo digital e do trabalho.

Palavras-chave


Leitura. Escrita. Projeto de letramento. Mundo digital. Mundo do trabalho.

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DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v4i1.268

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ISSN: 2448-0916.

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