NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS, MEMÓRIA E DOCÊNCIA

Sebastião Silva Soares

Resumo


Este artigo tem por objetivo desenvolver uma reflexão sobre as narrativas (auto) biográficas no âmbito da formação e do desenvolvimento profissional de professores, além da sua aplicação na pesquisa em educação. Para subsidiar a análise, apoiamo-nos em Souza (2008), Passeggi (2010), Josso (2010), Clandinin; Connelly (2015), Oliveira (2011), Morinã (2017), Ferrarotti (2010), Bolívar; Domingo; Fernández (2001), Larrosa (2002), Nóvoa; Finger (2010), Zabalza (2004), dentre outros. Os dados salientam que narrativas potencializam a história de vida de professores, como campo de saber e conhecimento. Logo, a experiência narrada é compreendida pelos interlocutores como um texto vivo, simbólico e autoformativo.

Palavras-chave


Narrativas (auto) biográficas. História de vida. Formação de professores. Desenvolvimento profissional.

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DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v4i1.263

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ISSN: 2448-0916.

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