DESENHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: a importância e sua contribuição para o desenvolvimento cognitivo e para a alfabetização
Resumo
Este artigo tem por objetivo discutir o desenho infantil e sua contribuição para o desenvolvimento cognitivo da criança, preparando esse indivíduo para a alfabetização e o letramento significativo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo. Nesse sentido, será apresentado um breve histórico do desenho e da educação infantil como meio de comunicação, e suas fases segundo autores e a relação com a aprendizagem da criança. Percebeu-se pela pesquisa realizada que há uma necessidade de estimular o desenho da criança, respeitando suas fases pois é uma prática e processo organizativo do desenvolvimento cognitivo infantil e sua relação com o meio o qual faz parte, pois é a primeira etapa básica educacional. O estimulo e o olhar pedagógico é fundamental para o desenvolvimento da linguagem escrita, uma vez que a criança ao desenhar imagina, cria e expressa suas idéias e sentimentos, mostrando sua concepção de mundo, abrindo a possibilidade para o próximo aprendizado, a alfabetização e o letramento. Foram revisitados autores como Lev Vygotsky(1998), Henri Luquet(1969), Viktor Lowenfeld(1977), Rosa Iavelberg (2013) e outros mais, essenciais para fundamentar essa pesquisa.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BARBIERI, Daniele. As linguagens dos quadrinhos. São Paulo: Peirópolis, 2017.
CARTAXO, S.R.M. Pressupostos da educação infantil. Curitiba: InterSaberes, 2013.
CASARIN, Helen de Castro Silva; SAMUEL José Casarin. Pesquisa científica: da teoria à prática. Curitiba, InterSaberes, 2012.
FERREIRA, Larissa David. A importância do desenho na alfabetização de crianças. Disponível em: http://www.unisalesiano.edu.br/simposio2015/publicado/artigo0100.pdf Acesso em: 23/04/2017
FLICK, Uwe. Desenho da pesquisa qualitativa. Tradução Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GOMES FILHO, João. Gestalt do Objeto. Curitiba: Escrituras, 2009
IAVELBERG, Rosa. Desenho na educação infantil. São Paulo: Melhoramentos, 2013.
LOWENFELD, Viktor. A Criança e sua Arte. 2 ed. São Paulo: Mestre Jou, 1977.
LUQUET, G. H. O desenho infantil. Porto: Civilização editora, 1969.
MEC. Referencial curricular nacional para a educação infantil/Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília, 1998. Volume 3: Conhecimento de mundo. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdfAcesso em: 20/05/2017
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento. São Paulo: HUCITEC, 2007
NEGRINE, Airton. Aprendizagem e desenvolvimento infantil. Porto Alegre: Propil, 1994.
NETO, Elydio Santos. Histórias em quadrinhos e práticas educativas. São Paulo: Criativo, 2013.
OLIVEIRA, Z. M. R. Educação infantil: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2010.
PILLAR, Analice Dutra. Desenho e escrita como sistema de representação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
SANTAELLA, Lucia. Palavras, imagens & enigmas. In: Revista USP Nº 16 São Paulo: 1993.
SANTOS, Rodrigo Otávio dos. Fundamentos da Pesquisa Histórica. Curitiba: Intersaberes, 2016.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev e atualizada – São Paulo: Cortez, 2008.
SILVA, Maria Elisandre da. A importancia da educação infantil para odesenvolvimento e a aprendizagem da criança, Londrina, 2010
VIANNA, Maria Leticia Rauen. Desenhando com todos os lados do cérebro. Curitiba: Ibpex, 2010.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins, 1998.
DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v3i3.207
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 Rodrigo Otávio dos Santos, Sonia de Fatima RADVANSKEI, Vanessa da Silveira BACHMANN
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
ISSN: 2448-0916.
______________________________________________