JOGOS: ARTIFÍCIOS PARA MELHORAR A COMPREENSÃO, A MEMORIZAÇÃO E O RACIOCÍNIO LÓGICO.

Maria Luzinete Ribeiro dos Santos, Maria de Jesus Ribeiro Soares

Resumo


RESUMO: Este artigo descreve a pesquisa desenvolvida como atividade complementar e interventiva desenvolvidas através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. O mesmo foi desenvolvida na Unidade Escolar Professor Deolindo Lima na cidade de São Raimundo Nonato, Piauí em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental II. A metodologia da pesquisa foi de caráter qualitativo observativo, na qual observou-se as estratégias dos cálculos utilizadas pelos discentes e a melhorara da compreensão dos conteúdos abordados. Durante o desenvolvimento desta utilizou-se os seguintes passos: Inicialmente verificou-se o conhecimento dos discentes através de observações em sala de aula durante a aulas do professor regente; logo após foi desenvolvida a intervenção com o uso dos jogos: Bingo Matemático e Mico Matemático, Através dessa ação buscou-se amenizar as dificuldades na aprendizagem das quatro operações básicas da aritmética, MMC, MDC, potenciação, radiciação, operações com números: racionais e inteiros. O objetivo principal deste trabalho foi observar e avaliar os discentes, no desenvolvimento das estratégias utilizadas para obtenção dos resultados, a fim de melhorar a memorização e o raciocínio lógico, contribuindo para a formação intelectual e aprimorando a interpretação, análise e dedução de problemas da matemática. Com esta verificou-se que durante e após a realização dos jogos e das respectivas atividades contextualizadas, que as práticas lúdicas através dos mesmos podem favorecer a aprendizagem e proporcionar momentos agradáveis, atendendo às necessidades físicas e cognitivas dos discentes, durante a construção do conhecimento, contribuindo na formação intelectual e aprimorando a interpretação, análise e dedução de problemas matemáticos.


Palavras-chave


Raciocínio lógico. Memorização. Jogos Matemáticos.

Referências


SMOLE, Kátia Stocco... et al. Cadernos do Mathema: jogos de matemática de 6º ao 9º ano, Porto Alegre: Artmed, 2007. p. 97.

STAREPRAVO, Ana Ruth. Jogando com a Matemática: números e operações. Curitiba: Aymará, 2009. p. 207.




DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v2i3.164

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Maria Luzinete Ribeiro dos Santos, Maria e Maria Luzinete e de Jesus Ribeiro dos Santos e Ribeiro Soares

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal