A ECOSOFIA DE FÉLIX GUATTARI: UMA ANÁLISE DA FILOSOFIA PARA AS QUESTÕES AMBIENTAIS

Kellison Lima Cavalcante

Resumo


O conceito de Ecosofia foi criado pelo filósofo francês Félix Guattari, que expressa às formas como os sujeitos interagem entre si e com o meio ambiente. Com a Ecosofia é possível compreender que a natureza e os seres humanos fazem parte do mesmo ecossistema comunicativo, propondo assim, discussões entre meio ambiente e filosofia. Dessa forma, esse trabalho teve como objetivo refletir sobre o pensamento ecosófico, como um instrumento de conhecimento do sentido humano na natureza, através de uma discussão teórica do assunto abordado. Fundamentou-se a partir de aspectos provenientes dos pensamentos e registros de Félix Guattari, que contribuíram e auxiliaram na problematização da pesquisa. A Ecosofia proposta por Guattari aborda a nossa compreensão, como parte do meio em que vivemos, e como aprendemos e agimos sobre a problemática ambiental, tendo por base as três ecologias: a do meio ambiente, a das relações sociais e a da subjetividade humana (mental). Nesse sentido, os problemas ambientais são resultados da evolução da sociedade, em seus aspectos econômicos, políticos, sociais e educacionais, que sintetizam a subjetividade da condição humana. Assim, essa subjetividade significa a nossa percepção sobre o mundo em que vivemos e sobre nós mesmos, nosso modo de pensar e agir para preservar e cuidar do meio ambiente. De acordo com a Ecosofia proposta por Guattari, o que está em questão é a maneira de viver daqui em diante sobre esse planeta, no contexto da aceleração das mutações técnico-científicas e do considerável crescimento demográfico. Dessa forma, é possível compreender que a Ecosofia é mais que uma reflexão sobre ecologia, natureza e subjetividade humana, é uma busca por ações concretas, levando em consideração a interação do homem com o meio ambiente.


Texto completo:

PDF

Referências


DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia? Tradução de Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muniz. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

DEVALL, B.; SESSIONS, G. Ecologia profunda: dar prioridade à natureza na nossa vida. Águas Santas: Edições Sempre-em-Pé, 2004.

GALLO, S. Deleuze e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

GUATTARI, F. As três ecologias. 20ª ed. Trad. Maria Cristina F. Bittencourt. Campinas: Papirus, 2009, 56p.

______. Caosmose: um novo paradigma estético. 4ª reimpressão. Rio de Janeiro: Editora 34, 2006.

______. ¿Qué es la ecosofía?: textos presentados y agenciados por Stéphane Nadaud. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Cactus, 2015. 448 p.




DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v2i2.150

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Kellison Lima Cavalcante

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal