ANSELMO E KANT: EMBATES SOBRE O ARGUMENTO ONTOLÓGICO

Joseilson Paixão Souza

Resumo


A noção de deuses, de forças superiores, sobrenaturais ou mesmo a concepção cristã-ocidental de Deus, talvez seja a mais comum, mais também a mais problemática do ponto de vista filosófico. Para o crente, uma noção mais ou menos fundamental e dada por certa como a de um ser superior existente, representa para o descrente, na forma ateísta, por exemplo, noção amplamente controversa e, por isso, rejeitada por este, justamente por não se mostrar de modo claro, rejeição que, por sua vez, não torna a questão menos problemática. Desde há muito, ou talvez sempre, o conceito de Deus e seus correlatos, ser supremo, causa última, criador, etc. foram objeto de reflexão na história de filosofia.


Texto completo:

PDF

Referências


Referências primárias:

CANTUÁRIA, Anselmo de. Proslógio. In: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural,1973.

DESCARTES, René. Meditações Metafísicas. In: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural,1990.

IMMANUEL, Kant. Crítica da Razão Pura. São Paulo: Editora Martin Claret, 2005.

Referências secundárias:

MANDELI, Alison Vander. Comentários a crítica de Kant ao argumento ontológico. In: TONETTO, Milene Consenso; PINZANE, Alessandro (Orgs). Investigações kantianas II: Novas Vozes. Florianópoles: NEFIPO, 2013.

REALE, Giovanni. História da Filosofia: Antiguidade e Idade Média. 6ª Edição. São Paulo: Paulus, 1990.

REALE, Giovanni. História da Filosofia: Do Humanismo a Kant. 6ª Edição. São Paulo: Paulus, 1990.

VASCONCELLOS, Manoel. Filosofia Medieval: Uma Breve Introdução. São Paulo: NEPFIL, online, 2014: (Série Dissertatio-Incipiens.




DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v2i2.144

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Joseilson Paixão Souza

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal