Técnica e niilismo: a urgência de uma nova ética em Hans Jonas

José Carlos Moreira

Resumo


Nosso propósito aqui é em linhas gerais mostrar que do advento da técnica que se impõe na era moderna, resulta o niilismo, que por sua vez decreta: o fim da metafísica e o relativismo de valores como “ecos” de um projeto de razão, cuja promessa era em primeira instância, elevar o homem à condição de ser autônomo mediante o saber que o torna capaz de dominar a natureza. Entretanto, se por um lado, a civilização moderna celebra o triunfo da razão demonstrativa, por outro lado, esta mesma civilização, assiste concomitantemente ao abandono da metafísica e da ética, fatores estes que corroboram o niilismo e o relativismo de valores que ora vivemos. Tais fatores levam a uma incerteza em relação à continuidade da vida humana e extra-humana que agora encontra-se ameaçada pelo poder da técnica por meio da ação humana. Como alternativa a este cenário, apresentaremos a teoria da responsabilidade inaugurada por Hans Jonas como a nova ética do futuro, com os seus fundamentos metafísicos e os dois arquétipos que segundo Jonas, melhor representam sua teoria ética. Isto é, a responsabilidade do estadista e aquela dos pais em relação aos filhos. Se a técnica e o niilismo dela decorrente nos apontam para um cenário de incertezas em relação ao futuro, destacaremos essas duas formas de responsabilidades como via de superação do niilismo. Em Jonas a responsabilidade como tarefa do homem de Estado, consiste em assegurar no presente a possibilidade de que no futuro haja homens capazes de assumir responsabilidade. De igual modo, a responsabilidade dos pais em relação aos filhos trata-se de cuidar da vida. O que abri caminhos para a possibilidade de continuidade da existência de vidas no mundo de amanhã, pois o nascimento de uma criança representa o recomeço da humanidade. Sendo assim, a responsabilidade dos pais para com os filhos definirá no presente, um novo sujeito para um futuro novo.

Palavras-chave


Técnica; niilismo; responsabilidade.

Texto completo:

PDF

Referências


ARALDI, Clademir. O niilismo como doença da vontade humana. IHU On-Line. Revista do

Instituto Humanistas Unisinos, São Leopoldo, 20 de dezembro de 2010 Edição 354.

COMÍN, G. Introdução. In: JONAS, H. Poder o impotencia de la subjetividad. Tardução de

Illana Giner Comín. Coleção Pensamento Contemporâneo. Barcelona/Buenos Aires/México:

Paidós, 2005.

HUXLEY, Alduos. O Admirável mundo novo. Lisboa, Portugal, Ed. Antígona, 2013, p. 307.

JONAS, Hans. O Princípio Responsabilidade: ensaio de uma ética para uma civilização

tecnológica. Rio de Janeiro: Contraponto, PUC Rio, 2006.

––––––. Técnica, medicina e ética: sobre a prática do princípio responsabilidade. Trad. Grupo

de trabalho Hans Jonas da ANPOF. São Paulo, Paulus, 2013.

______. Memorias. Madrid: Editorial Losada, 2005.

LIMA VAZ, Claudio Henrique. Escritos de filosofia VII: Raízes da Modernidade. São Paulo,

Loyola, 2002.

______. Ética e razão moderna. Síntese, n. 68 (1995) 53-84.

LOPES, Wendell Evangelista Soares. A fundamentação metafísica do princípio

responsabilidade em Hans Jonas. Belo Horizonte: Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia,

NEDEL, José. Ética da Responsabilidade segundo Hans Jonas. In: Ética Aplicada. São

Leopoldo: Unisinos. 2006, p. 146-147.

OLIVEIRA, Jelson. A interpretação analógica das relações entre niilismo gnóstico e

niilismo existencialista segundo Hans Jonas. Síntese, Belo Horizonte, v. 41, n. 129, 2014.

POSSENTI, Vittorio. Nichilismo e Metafísica: Terza Navigazione. Roma, Armando, 1998.

RICOEUR, Paul. Ética e Filosofia da Biologia em Hans Jonas. In: Leituras 2: A região dos

filósofos. SP: Edições Loyola, 1996, p. 229-244 [p. 229].

VATTIMO, Gianni. Morte de Deus e fim da metafísica: a luta contra os absolutos. IHU

On-Line. Revista do Instituto Humanistas Unisinos São Leopoldo, 20 de dezembro de 2010

Edição 354.

VOLPI, Franco. O Niilismo. São Paulo, Edições Loyola. Trad. Aldo Vannucchi, 1999.




DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v2i1.123

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 José Carlos Moreira

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal