Cadernos Cajuína

Revista Interdisciplinar. ISSN: 2448-0916.

Cadernos Cajuína (ISSN 2448-0916) trata-se de um periódico criado a partir do desejo de alguns docentes da educação básica e superior de levarem a pesquisa até aqueles que encontram-se no início de sua jornada formativa.

Fomentar a pesquisa científica e a produção literária desde a educação básica até o ensino superior: é este nosso maior objetivo. Promovendo, sempre que possível, o diálogo entre as mais diversas áreas do saber, já que defendemos o ideal de uma formação intelectual viva e integral.

A referência à cajuína, bebida típica do nordeste feita a partir do caju, dá-se como forma de imprimir uma identidade regional à revista. Trata-se de resguardar o que nos pertence como parte de nossa identidade, além de deixar claro de que nosso trabalho abraça a divulgação não só científica, como também aquela de caráter cultural.

A Cadernos Cajuína não possui um vínculo institucional específico. A maioria dos responsáveis pela revista são docentes de algum Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, os IFs. Havendo também pesquisadores de outras instituições públicas e privadas. Trabalhamos com a ideia de levar adiante uma revista acadêmica independente, promotora e divulgadora de saberes múltiplos, sem preconceito ideológico, político, cultural, racial ou de outra natureza, comprometida com o diálogo entre variadas disciplinas e diferentes debates.

 

 

___________________________________

EDITAL DE SELEÇÃO DE EDITORES(AS) E AVALIADORES(AS):


DOWNLOAD DO EDITAL

Errata: Inscrições a partir de 18 de março.

18 de março de 2021´



ATENÇÃO! CHAMADA PARA DOSSIÊ

TEMA: AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL: BALANÇO, DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Mais informações:

CHAMADA

 

 

CHAMADA PARA DOSSIÊ

Dossiê: Interculturalidade e decolonialidade na América Latina: Da insurgência a (re) existência.

Chamada aberta.

 

 

Notícias

 

Publicar: AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL: BALANÇO, DESAFIOS E PERSPECTIVAS

 


Dossiê

AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL: BALANÇO, DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Proponentes

 

Prof. Dr. Fábio Lopes Alves  - Doutor em Ciências Sociais pela UNISINOS e professor nos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Sociedade, Cultura e Fronteiras, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

 

Prof. Dra. Luzia Batista de Oliveira Silva – Doutora em Educação pela USP e professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade São Francisco.

 

Prof. Dra. Claudia Barcelos de Moura Abreu – Doutora em Educação pela PUC/SP e professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo.

 

Prof. Dra. Tania Maria Rechia Schroeder – Doutora em Educação pela UNICAMP e professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

 

Objetivo desta edição especial

 

TÍTULO: AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL: BALANÇO, DESAFIOS E PERSPECTIVAS

 

 

EMENTA: nesse momento, está ocorrendo uma mudança paradigmática no processo de avaliação quadrienal dos Programas de Pós-Graduação no Brasil, cuja implementação efetivar-se-á no quadriênio de 2017 a 2020 e que afetará todos os Programas stricto sensu. Estamos, portanto, diante de um fato novo e, por essa razão, há uma carência de dossiês na literatura especializada que reúnam estudos que discutam os efeitos desse novo formato de avaliação da Pós-Graduação nas mais diversas áreas. Assim, pretendemos reunir textos que problematizem os desafios que diferentes áreas do conhecimento estão enfrentando e possivelmente enfrentarão nos próximos anos. Desse modo, em perspectiva interdisciplinar, este dossiê pretende receber artigos, resenhas e ensaios que problematizem: dinâmicas do processo de auto avaliação; nova ficha de avaliação dos Programas; produtivismo acadêmico, qualis capes; qualis livro; internacionalização da pós-graduação; relação dos Programas de Pós-Graduação com a sociedade e com a Educação Básica, e outros assuntos que dialoguem com ou a partir da temática principal deste dossiê.

 

Cronograma

 

Submissões no sistema: até 30/11/2021.

 

Estimativa de Publicação: primeiro semestre de 2022.

Lista inicial de trabalhos convidados

Serão convidados coordenadores de áreas e membros do CTC, junto a CAPES, Coordenadores de Programa de Pós-Graduação, Editores de Revistas e outros pesquisadores da área do dossiê.

 
Publicado: 2021-04-25
 

Publicar: Chamada para Dossiê

 

Dossiê: Interculturalidade e decolonialidade na América Latina: Da insurgência a (re) existência.

Chamada aberta.

 

 
Publicado: 2021-03-31 Mais...
 

Edital de Avaliadores e Editores

 

Saudações!

Depois de seis anos de trabalhos com os Cadenos Cajuína sem grandes mudanças na estrutura de funcionamento da revista, estamos lançando um edital para selecionarmos editores(as) e avaliadores(as) para as sessões com as quais a revista passa a trabalhar.

Veja o edital e se inscreva.

Ajude-nos a manter os Cadernos Cajuína em funcionamento e com a qualidade que mantivemos nesses últimos anos.

 
Publicado: 2021-03-18 Mais...
 
Outras notícias...